April 24, 2010

Amuse bouche


Ainda não vou deixar aqui nenhuma receita. Também não vou contar uma história. Para abrir o apetite, venho apenas deixar uma nota prévia.
Na cozinha, como na vida, não tenho método. Tenho regras, mas não tenho método. E isso nota-se, e muito. E, como ser humano que sou, adapto-me. Por isso, algumas das regras na minha cozinha são:

0. Todas as regras têm uma excepção... menos esta :)

1. Não tenho (nem quero ter) nenhum utensílio que tenha apenas uma utilidade (sou engenheira!!): não tenho nenhum cortador de ovos nem descaroçador (?), não tenho picadora (uso a varinha mágica), não tenho máquina de sumos (idem). A única razão pela qual tenho uma "faca de pão" é porque alguém a deixou cá em casa. O mesmo se aplica ao tira-caricas. Excepção: o "coisinho" para servir bolas de gelado (que ainda por cima é da côr do pimento que está ali em cima no título do blog)

2. Sou absoluta e assustadoramente "trapalhona de mãos". Por isso, nenhuma das minhas facas corta demasiado bem (gosto de ter 10 dedos em cada mão). Não faço "pratos bonitos" nem artísticos (não consigo). Excepção: Faço uns papillotes com massa fimo que eu acho que até ficam direitinhos...

3. Na minha cozinha, quem cozinha sou eu! Excepção: bem, falamos sobre isso depois...

4. Não sigo receitas à risca. Acho mesmo que não consigo. (o facto de não ter medidores nem balança - ver ponto 1 - ajuda. Não gostar de seguir instruções à risca também acaba por contribuir e muito para isto). Excepção: receitas muito simples e que deixam espaço para improvisação (porque não indicam quantidades e dizem para "temperar a gosto").

5. Não tenho absolutamente nada contra comida pré-feita e/ou congelada nem enlatados. Excepção: os cogumelos de lata e frasco. Não consigo... (os caldos knorr e afins também só entram em casos muito específicos)

6. Quando não tenho cão, caço com gato (e isso dá-me um gozo bestial). Excepção: não vou dizer já, terei oportunidade para isso ao longo do blog.

7. Não utilizo ingredientes aos quais sou alérgica (maçã, frutos secos - todos e pêssego) nem dos quais não gosto (borrego, cabrito, carnes esquisitas, caça, carne com muita gordura, sardinhas, marisco em geral, bichos que vivem em conchas, muitas frutas, morcela,  e, acima de tudo... azeitonas!). Excepção: dantes fazia "mexilhões com molhenga". Mas eram merecidos (e eu comia o molho).

(e outras tantas que não me lembro, mas que quem vier aqui de vez em quando vai começar a perceber).

Na vida, as regras são mais ou menos as mesmas.Em ambos os casos, aceito sugestões. Em ambos os casos, sou genuína. Em ambos os casos, ponho sempre um pedaço de mim naquilo que faço.


Até hoje, tem resultado. :)

No comments:

Post a Comment